No meu último post eu escrevi que voltaria aqui com mudanças. Pois bem, promessa é dívida! Demorou, mas encontrei uma solução para repaginar esse blog: vou deixá-lo um pouco camaleão, posso assim dizer, e cada vez que encontrar um assunto interessante, eu venho aqui com um textinho legal. E vou começar em grande estilo! Vou pegar carona na viagem que meu irmão está fazendo pelo continente asiático, e cada vez que ele deixar um país vou conversar com ele via Skype e depois elaborar um textinho e postar aqui para vocês. Ele deixou São Paulo dia 5 de maio com o primeiro objetivo de chegar a Índia, desde a Europa, por terra. O roteiro passa por alguns paises turísticos, outros nem tanto, e o resultado vocês vão ver aqui. O primeiro país visitado foi a Turquia.
“A Turquia foi o primeiro país que eu visitei que tem a maioria muçulmana, ou seja, a maioria da população tem como religião o islamismo. Entretanto, o Estado é separado da Igreja, igual ao Brasil, ou seja, um não 'interfere no campo do outro'”. “Apesar de se ver bastante mulheres pelas ruas usando lenço na cabeça ou burca” - vestimenta que cobre todo o corpo da pessoa, e só o olho fica aparente - "isso não é algo imposto a sociedade pelo Estado”.
“Eu gostei muito de Istambul, capital do país, por ser uma cidade que reúne monumentos de 2500 anos, de 500 a.C., mas tem um monte de coisa moderna também. Então é uma mistura do antigo com o atual. E é algo super interessante”. A cidade se atualizou. “Não é uma cidade muito homogênea. Ao conhecer a cidade é possível ver umas partes mais antigas, outras partes mais modernas, outra parte residencial. Para mim um ponto negativo é que muito turístico, então, todo mundo que não fala turco é turista. O comércio é voltado para isso, ai eles só querem pegar seu dinheiro e você acaba se sentindo como um caixa eletrônico. É um pouco difícil você ter algum tipo de contato que não seja comercial, e conhecer de verdade a cultura e como as pessoas vivem de verdade, que para mim é o significado verdadeiro se sair de casa e visitar outros paises...". "Resumindo, então, as coisas que eu mais me chamaram a atenção em Istambul estão relacionadas com o turismo mesmo, os prédios, as mesquitas, os locais históricos...”. “Além da capital, Istambul, estive também na Capadócia. A Capadócia na verdade não é um estado da Turquia, mas sim uma região central que engloba vários estados. Se pensarmos no Brasil seria análogo ao Pantanal, que não é um estado, mas uma região. Lá o turismo é ainda mais forte, e acabei me concentrando somente na região ao redor da cidade de Goreme. A paisagem natural da Capadócia é uma coisa única, que não existe em nenhum outro lugar do mundo. Aquelas rochas, daquele formato". "Logo que cheguei lá eu estava achando tudo muito turístico, e tava achando tudo meio chato, na verdade. Até que fui fazer o passeio de balão ao amanhecer, que é um passeio obrigatório para todos que vão para esta região. De manhã é uma loucura, 200 vans, 100 balões e, a hora que começou a encher os balões, eu comecei a pensar: 'nossa, que passeio de turista, daqueles que você compra em qualquer lugar'. Só que ai a hora que começa a subir o balão e você começa a ver a cidade lá de cima, é tudo muito bonito! Me surpreendeu muito!”. " Depois fiz várias trilhas entre outras cidades menores, conheci sítios arqueológicos, foi muito interessante,".
"Finalizando, acho que a Turquia é um país exótico para a gente, com vários costumes e paisagens diferentes da nossa, mas não é tão difícil de se acessar. A capital, Istambul, tem parte de seu território na Europa e parte na Ásia. Ou seja, não é tão distante para quem está visitando a Europa, mas é totalmente diferente dos outros paises deste continente... "
"Finalizando, acho que a Turquia é um país exótico para a gente, com vários costumes e paisagens diferentes da nossa, mas não é tão difícil de se acessar. A capital, Istambul, tem parte de seu território na Europa e parte na Ásia. Ou seja, não é tão distante para quem está visitando a Europa, mas é totalmente diferente dos outros paises deste continente... "
https://www.flickr.com/photos/helvio/sets/72157644935216894/
https://www.flickr.com/photos/helvio/sets/72157644331175768/
Nenhum comentário:
Postar um comentário