No Brasil são produzidas, diariamente, cerca de 250 mil toneladas de lixo. Sendo que a cidade de São Paulo é a que mais produz lixo no país, com cerca de 19 mil toneladas por dia.
Se desconsiderarmos a reciclagem, temos alguns prazos determinados para a decomposição de cada componente do lixo. As lascas de frutas, por exemplo, demoram até 3 três meses para se decompor, papel até 6 meses, um pedaço de pano até 1 ano, um chiclete até 5 anos, sacos plásticos até 40 anos, latas de alumínio 200 anos, fralda descartável 600 anos. E o tempo só aumenta de acordo com com a resistência de cada produto.
Contudo, uma grande parte deste lixo sobrecarrega o sistema em que vivemos. O problema se agrava porque muitas das substâncias manufaturadas pelo homem não são biodegradáveis, isto é não se decompõe facilmente. Vidros, latas e alguns plásticos não são biodegradáveis e por isso levam muitos anos para se decompor. Esse lixo pode ajudar a aumentar a poluição. A poluição gera o desequilíbrio no ar e nas águas além da perda dos recursos naturais, necessários para a produção de novos produtos. É um ciclo interminável. Por isso a reciclagem é tão importante, porque além de diminuir a extração de recursos naturais, ela diminui o acúmulo de resíduos produzidos nas áreas urbanas, os benefícios obtidos são favoráveis tanto para sociedade como para a natureza.
O tratamento do lixo doméstico no Brasil é realmente precário, 76% dos 70 milhões de quilos produzidos por dia, são lançados a céu aberto, 10% em lixões controlados, 9% para aterros sanitários e apenas 2% é reciclado.
Embora nem todo tipo de embalagem seja reciclável, a reciclagem não deixa de ser necessária, porque os resíduos da decomposição do lixo podem provocar lesões irreversíveis nos seres humanos, além da contaminação do solo e dos recursos hídricos devido a migração do chorume ( líquido poluente, de cor escura e odor nauseante, originado de processos biológicos, químicos e físicos da decomposição de resíduos orgânicos).
Além disso a poluição afeta diretamente o clima do planeta, o que acarreta tantas mudanças climáticas que vemos hoje em dia.
O manejo inadequado de resíduos sólidos de qualquer origem gera desperdícios, constitui ameaça constante à saúde pública e agrava a degradação ambiental, comprometendo a qualidade de vida das populações, especialmente nos centros urbanos de médio e grande porte.
Além da reciclagem de lixo, se faz necessário a diminuição do consumo, o que consequentemente diminui a quantidade de lixo produzido. Além disso, é necessário buscar a reutilização de embalagens/produtos. Pense em desembalar menos e descascar mais, em doar mais e comprar menos. Em utilizar serviços mais duráveis. Isso é o que hoje chamamos de consumo consciente, ou seja comprar/ utilizar somente o for necessário, sem excessos. Assim suavidaé barata ou cara? Qual é o valor dela? Pense nisso antes de comprar mais uma coisa.

Nenhum comentário:
Postar um comentário