terça-feira, 3 de julho de 2018

Carpe diem

Pode ser que muitas pessoas já tenham ouvido falar ou ter visto essa expressão em algum lugar, mas será que todas sabem o significado dela?
Carpe diem é uma expressão em latim que significa "aproveite o dia". Essa é a tradução literal, e não significa aproveitar um dia específico, mas tem o sentido de aproveitar ao máximo o agoraapreciar o presente.
Eu tenho tentado diariamente fazer com que a minha mente esteja presente no agora, no que está acontecendo, é um exercício diário porque ela vive nos pregando armadilhas, uma hora fica revivendo o passado e em outra fica divagando sobre o futuro, o que só nos traz sentimentos como ansiedade, medo, culpa, nos fazendo sofrer de alguma forma, seja pela falta de alguma coisa ou por antecipação, o que nos impede de aproveitar com entusiasmo o presente, o que estamos vivendo agora. Eu sempre fui e sou uma pessoa que coloca a emoção sobre a razão e isso me fez aproveitar ao máximo as oportunidades que tive na minha vida até então, eu fiz muitas das coisas que queria fazer, fui em a vários lugares dos mais diferentes possíveis, fui às mais diversas festas, baladas, shows, teatros, exposições, o que faz com que hoje, quando eu fico em casa, seja por um motivo ou por outro, eu fico de mente tranquila, porque sei que eu aproveitei todas as oportunidades que tive de me divertir, de trazer algo a mais para a minha vida, e vou continuar fazendo, sempre encontrando alguma forma de conseguir fazer aquilo o que eu quero. Eu acredito que deve haver um equilíbrio entre a razão e a emoção, mas para mim a emoção sempre nos mostra o que é melhor pra nós, ao passo que a razão nos mostra a realidade nua e crua, não que isso seja necessariamente ruim, mas temos que saber lidar com as situações do dia a dia, sem ficar perturbado com os diversos questionamentos das nossa mente.  É nesse aqui que a emoção age, nos mostrando a melhor maneira de resolver as coisas. E até que ponto devemos prestar atenção ao que nossa mente diz, ao invés de nos deixar levar pela emoção? Eu posso garantir que nunca me arrependi de ter colocado a emoção em primeiro lugar, mas por outro lado em algumas situações eu deixei a razão prevalecer e isso tem funcionado bem para a minha vida, mas é sempre difícil encontrar um equilíbrio entre os dois sentidos, cada um acaba encontrando o seu, porque o que é melhor pra mim não significa que é o melhor para o outro e vice-versa, mas acredito que o importante é não pensar demais para fazer as coisas e sim aproveitar as oportunidades que vão surgindo na sua vida, se tudo vai ser o melhor pra nós eu não sei, e só saberemos se vivermos aquilo, afinal não é melhor se arrepender de alguma coisa que você fez do que se arrepender de algo que você não fez, pelo menos você tentou. E quando surgir aquela dúvida: será que? Pensa que o não você já tem, o máximo que pode acontecer é você receber um sim. Então se arrisque mais, não deixe sua mente te controlar e viva sua vida sem pensar no que os outros podem pensar, mas pensando que aquilo é melhor pra você, porque quando fazemos bem para nós mesmos acabamos fazendo bem para os outros também, é a lei do universo, você recebe aquilo que você dá. Então, carpe diem!!

Nenhum comentário: